quinta-feira, 19 de maio de 2022

Published maio 19, 2022 by with 0 comment

“Adolescência – Cuidados de Saúde e Higiene

 


Adolescência – Cuidados de Saúde e Higiene



A sessão de sensibilização sobre a “Adolescência – Cuidados de Saúde e Higiene”, dinamizada pelas Enfermeiras da UCC – Sacavém, ocorreu no Centro de Apoio à Aprendizagem e contou com um grupo de 9 alunos, docentes de educação especial e técnicos do CRI.

Após apresentação das Enfermeiras Susana e Marta, as mesmas procederam a uma breve introdução da temática, situando o grupo de alunos na faixa etária correspondente. 

No decorrer da sessão foram apresentadas algumas imagens através de um powerpoint, que serviu de base para os alunos verificarem as diferenças e transformações do corpo ao longo do crescimento humano, de ambos os sexos. Estabeleceram-se comparações e especificaram-se os cuidados essenciais de higiene e segurança neste período, assim como formas de lidar com essas transformações, no que concerne à menstruação, ejaculação, crescimento do pelo aumento do pénis e mamas, mudança de voz, aparecimento do acne e o odor do corpo. Reforçou-se a importância do banho e da higienização específica de determinadas partes do corpo, como forma de preservação da saúde.

Foram abordados alguns assuntos pertinentes, relacionados com a gravidez, provenientes destas alterações hormonais e o facto do corpo ainda não estar preparado para esta etapa, os perigos de contágios de doenças aquando do início da atividade sexual, as precauções e os cuidados a ter para evitar situações de grande responsabilidade e que poderão originar grandes mudanças na vida de um adolescente ou família. O assunto da menstruação foi explicado pormenorizadamente face às dúvidas existentes de uma aluna, tendo a enfermeira aproveitado para associá-la à gravidez, para melhor ser compreendido pelos alunos. Foram clarificados os cuidados de higiene e métodos utilizados de recolha da hemorragia aquando da menstruação, assim como proceder perante as dores e irritabilidade dos indivíduos do sexo feminino. Foram reforçados os princípios fundamentais do ato sexual, nomeadamente o respeito pelo outro e o uso preventivo de métodos contracetivos seguros como prevenção de doenças sexualmente transmitidas e/ou gravidezes indesejadas, para que a mensagem ficasse bem presente no grupo.

As alterações emocionais, foi igualmente um tema explorado, sendo esta uma característica comum na adolescência. Reforçou-se a ideia que é importante haver alguma partilha destas alterações com as pessoas com quem se sentem próximos e capazes de falar sobre estes assuntos, principalmente quando não existe uma relação espontânea para falar sobre o tema com os seus progenitores. Se necessário, devem apoiar-se no centro de saúde da sua área de residência ou médicos que os acompanhem para pedir alguns esclarecimentos adicionais e perceber um pouco melhor sobre os métodos contracetivos. Trocaram-se impressões sobre as emoções, no que concerne às paixões e aos desejos sexuais com outras pessoas, ficando novamente presente a importância da gestão destas emoções e o respeito pelo outro.

Foram igualmente referido o aspeto das redes sociais que atualmente põem em perigo muitos adolescentes ao serem iludidos/aliciados com situações que não são verídicas, assim como as formas de proceder em caso de se sentirem assediados e ameaçados na rua.

Ao longo de toda a sessão os alunos demonstraram uma enorme curiosidade sobre o tema, expuseram as suas dúvidas, transmitiram alguns dos conhecimentos anteriormente adquiridos através dos seus pares, dos pais, pelas redes sociais e informações da net.

A envolvência dos alunos na análise de cada questão e exposição, sorrisos envergonhados e questões levantadas durante o decorrer da atividade, comprovou que a sessão foi oportuna e ajustada às necessidades do grupo. Os alunos ficaram muito satisfeitos por terem tido a oportunidade de assistir a esta sessão.

Posteriormente, houve um pequeno lanchinho com as enfermeiras, como forma de agradecimento, preparado pelos alunos no âmbito do projeto “Culinária com Saber”.



Registos do momento…



0 coment�rios:

Enviar um comentário