Título do Trabalho: Revolução Educacional: inclusão ao contrário
Este projeto teve como objetivo promover a consciencialização sobre as dependências e os comportamentos aditivos junto de turmas do 8.º ano. Para isso, foram realizadas sessões de esclarecimento conduzidas por alunos com medidas adicionais (nomeadamente, com autismo e paralisia cerebral), com o apoio de uma enfermeira da saúde escolar. Além disso, em colaboração com a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), foi desenvolvida uma atividade prática na qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, através de óculos simuladores, os efeitos do consumo de álcool e drogas.
Metodologia
Utilizada:
1. Sessões de Esclarecimento:
o Alunos:
Quatro alunos com autismo participaram, com a orientação da professora de
educação especial e da enfermeira da saúde escolar, partilhando informações
sobre a importância da sensibilização para as dependências e apresentando
vídeos sobre o tema. Além disso, realizaram uma pequena apresentação da música "É só tabaco", de Carlos
Paião.
o Enfermeira
da Saúde Escolar: A profissional de saúde orientou a
sessão, fornecendo informações sobre os riscos associados ao consumo de
substâncias e estratégias de prevenção.
2. Atividade Prática:
o Foi realizado um percurso ao ar livre,
onde os alunos puderam experimentar, através de óculos simuladores, os efeitos
do álcool e das drogas. Esta atividade permitiu-lhes desenvolver empatia e uma
melhor compreensão dos impactos dessas substâncias no corpo e na mente. A
atividade foi orientada por profissionais da ANSR (Autoridade Nacional de
Segurança Rodoviária).
o Atividade orientada pelos profissionais
da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária)
3. Integração no PES (Promoção e Educação
para a Saúde):
o
O projeto integrou-se no PES,
alinhando-se com os objetivos educativos da escola na promoção da saúde e do
bem-estar dos alunos.
Recursos
Utilizados:
- Materiais para construção de cigarros e música “É só Tabaco” de Carlos Paião
- Vídeos e imagens sobre Comportamentos aditivos
- Biblioteca e materiais para projeção e audiovisuais.
- Música e edição audiovisual.
- CRTIC Loures - CAA (Comunicação aumentativa e alternativa);
- Professora língua gestual;
- programa para introdução de legendas para surdos e leitura de textos para cegos
Resultados Obtidos:
● Este projeto de sensibilização
demonstrou um grande potencial para se alinhar aos princípios da Convenção
sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e à Lei de Bases da Prevenção,
Habilitação e Reabilitação. Através de uma abordagem inclusiva e educativa
sobre dependências e comportamentos aditivos, não só se promoveu a
consciencialização, como também se ofereceram ferramentas para que todos os
alunos participassem ativamente na construção de um ambiente escolar saudável e
acolhedor. Dessa forma, contribuiu para a formação de uma sociedade mais justa
e inclusiva, na qual todos têm voz e vez.
● No âmbito do projeto, foi produzido um filme concebido para abranger diferentes tipos de deficiência, reforçando a importância da inclusão de todos os alunos, independentemente das suas capacidades. O filme foi legendado para apoiar alunos com dificuldades auditivas e surdos. Além disso, foram implementadas estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para alunos com dificuldades de fala ou comunicação, e contou com a utilização da Língua Gestual Portuguesa, apresentada por uma intérprete surda. Para alunos com deficiência visual, foi desenvolvida uma narração descritiva, facilitando a compreensão do conteúdo.
● Garantir todas as acessibilidades necessárias revelou-se fundamental para incluir todos os alunos no processo educativo. A promoção da inclusão não só enriqueceu a experiência de aprendizagem de cada aluno, como também fomentou um ambiente escolar mais coeso e respeitador da diversidade. A adoção de práticas inclusivas e a disponibilização de recursos adequados permitiram que todos os alunos, independentemente das suas capacidades, participassem plenamente na vida académica e social da escola. Este compromisso com a inclusão mostrou-se essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde cada indivíduo tem a oportunidade de prosperar e alcançar o seu máximo potencial.
● O projeto "Revolução Educativa: Inclusão ao Contrário" promoveu a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a inclusão, garantindo um ambiente escolar acessível a todos.
● Foram realizadas sessões de
sensibilização para alunos do 6.º e 8.º anos, destacando os riscos das
dependências e promovendo a inclusão. Alunos com autismo ou paralisia cerebral
participaram ativamente como educadores de pares, desafiando estigmas e reforçando
o direito à educação inclusiva.
● A experiência com óculos simuladores de
álcool e drogas permitiu que os alunos compreendessem os efeitos das
substâncias psicoativas, desenvolvendo empatia. Além disso, a participação
ativa de alunos mais novos fomentou o seu papel como agentes de mudança na
sensibilização para comportamentos aditivos.
● O projeto também incentivou o
desenvolvimento de competências sociais, a acessibilidade e a criação de um
ambiente inclusivo, garantindo que todos os alunos, independentemente das suas
capacidades, tivessem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Por fim,
promoveu a reflexão sobre como as dependências afetam diferentes indivíduos,
fortalecendo a empatia e a solidariedade na comunidade escolar.
Ao envolver alunos com autismo ou paralisia
cerebral nas atividades educativas, promove-se um modelo de participação ativa,
demonstrando que todos podem contribuir para a comunidade escolar,
independentemente das suas condições.
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