quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Published fevereiro 27, 2025 by with 0 comment

Revolução Educacional: Inclusão ao Contrário


Título do Trabalho: Revolução Educacional: inclusão ao contrário

Objetivos do Trabalho:
Este projeto teve como objetivo promover a consciencialização sobre as dependências e os comportamentos aditivos junto de turmas do 8.º ano. Para isso, foram realizadas sessões de esclarecimento conduzidas por alunos com medidas adicionais (nomeadamente, com autismo e paralisia cerebral), com o apoio de uma enfermeira da saúde escolar. Além disso, em colaboração com a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), foi desenvolvida uma atividade prática na qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, através de óculos simuladores, os efeitos do consumo de álcool e drogas.


Metodologia Utilizada:

1. Sessões de Esclarecimento:

o   Alunos: Quatro alunos com autismo participaram, com a orientação da professora de educação especial e da enfermeira da saúde escolar, partilhando informações sobre a importância da sensibilização para as dependências e apresentando vídeos sobre o tema. Além disso, realizaram uma pequena apresentação da música "É só tabaco", de Carlos Paião.

o   Enfermeira da Saúde Escolar: A profissional de saúde orientou a sessão, fornecendo informações sobre os riscos associados ao consumo de substâncias e estratégias de prevenção.

 

     2.  Atividade Prática:

o    Foi realizado um percurso ao ar livre, onde os alunos puderam experimentar, através de óculos simuladores, os efeitos do álcool e das drogas. Esta atividade permitiu-lhes desenvolver empatia e uma melhor compreensão dos impactos dessas substâncias no corpo e na mente. A atividade foi orientada por profissionais da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária).

o   Atividade orientada pelos profissionais da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária)


3. Integração no PES (Promoção e Educação para a Saúde):

o         O projeto integrou-se no PES, alinhando-se com os objetivos educativos da escola na promoção da saúde e do bem-estar dos alunos.

 

Recursos Utilizados:

  • Materiais para construção de cigarros e  música “É só Tabaco” de Carlos Paião
  • Vídeos e imagens sobre Comportamentos aditivos
  • Biblioteca e materiais para projeção e audiovisuais.
  • Música e edição audiovisual.
  • CRTIC Loures - CAA (Comunicação aumentativa e alternativa); 
  • Professora língua gestual;
  • programa para introdução de legendas para surdos e leitura de textos para cegos

 

Resultados Obtidos:

   Este projeto de sensibilização demonstrou um grande potencial para se alinhar aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e à Lei de Bases da Prevenção, Habilitação e Reabilitação. Através de uma abordagem inclusiva e educativa sobre dependências e comportamentos aditivos, não só se promoveu a consciencialização, como também se ofereceram ferramentas para que todos os alunos participassem ativamente na construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor. Dessa forma, contribuiu para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todos têm voz e vez.

  No âmbito do projeto, foi produzido um filme concebido para abranger diferentes tipos de deficiência, reforçando a importância da inclusão de todos os alunos, independentemente das suas capacidades. O filme foi legendado para apoiar alunos com dificuldades auditivas e surdos. Além disso, foram implementadas estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para alunos com dificuldades de fala ou comunicação, e contou com a utilização da Língua Gestual Portuguesa, apresentada por uma intérprete surda. Para alunos com deficiência visual, foi desenvolvida uma narração descritiva, facilitando a compreensão do conteúdo.

  Garantir todas as acessibilidades necessárias revelou-se fundamental para incluir todos os alunos no processo educativo. A promoção da inclusão não só enriqueceu a experiência de aprendizagem de cada aluno, como também fomentou um ambiente escolar mais coeso e respeitador da diversidade. A adoção de práticas inclusivas e a disponibilização de recursos adequados permitiram que todos os alunos, independentemente das suas capacidades, participassem plenamente na vida académica e social da escola. Este compromisso com a inclusão mostrou-se essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde cada indivíduo tem a oportunidade de prosperar e alcançar o seu máximo potencial.

 O projeto "Revolução Educativa: Inclusão ao Contrário" promoveu a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a inclusão, garantindo um ambiente escolar acessível a todos.

    Foram realizadas sessões de sensibilização para alunos do 6.º e 8.º anos, destacando os riscos das dependências e promovendo a inclusão. Alunos com autismo ou paralisia cerebral participaram ativamente como educadores de pares, desafiando estigmas e reforçando o direito à educação inclusiva.

    A experiência com óculos simuladores de álcool e drogas permitiu que os alunos compreendessem os efeitos das substâncias psicoativas, desenvolvendo empatia. Além disso, a participação ativa de alunos mais novos fomentou o seu papel como agentes de mudança na sensibilização para comportamentos aditivos.

    O projeto também incentivou o desenvolvimento de competências sociais, a acessibilidade e a criação de um ambiente inclusivo, garantindo que todos os alunos, independentemente das suas capacidades, tivessem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Por fim, promoveu a reflexão sobre como as dependências afetam diferentes indivíduos, fortalecendo a empatia e a solidariedade na comunidade escolar.


 Ao envolver alunos com autismo ou paralisia cerebral nas atividades educativas, promove-se um modelo de participação ativa, demonstrando que todos podem contribuir para a comunidade escolar, independentemente das suas condições.

 

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